Filhós de forma

Share Button

1.º – Preparar fritadeira com óleo, pratos com papel absorvente, prato com mistura de açúcar e canela, travessa grande…

2.º – Recrutar as mini-ajudantes lá de casa

3.º – Percebermos que a massa é pouca, que apesar disso 1/3 fica inutilizada, mas que no fim sai uma grande travessa de filhoses!

E agora explicando… 1/3 da massa fica inutilizada porque o óleo e a forma têm que manter uma temperatura média/baixa constante.

Se a forma estiver muito quente, quando se coloca na massa, esta coze de imediato, e ao levantar do prato cai a massa semi-cozinhada e nem chega a entrar no óleo, ficando desta forma inutilizada. Por isso o grande segredo é conseguir manter uma temperatura certa!

O resultado final compensa bastante a aventura, porque ficamos com umas filhoses finas e estaladiças e em que se sente muito menos gordura do que nas filhoses tradicionais.

150g de farinha
150g de leite
10g de água ardente ou Vinho do Porto
3 ovos

Açúcar e canela para polvilhar/envolver
Colocar todos os ingredientes numa taça e bater muito bem até estar uma massa macia e homogénea.

Pôr uma fritadeira em lume baixo com pelo menos 3 dedos de óleo de altura. Colocar a forma lá dentro para ir aquecendo.

Deitar a massa num prato (usei um prato de sopa) e colocar a forma quente e molhada no óleo, até cerca de dois terços da altura da forma, SEM NUNCA ULTRAPASSAR O METAL, i.e., a forma nunca deve mergulhar por completo na massa. Voltar a pôr a forma no óleo e sacudir ligeiramente para soltar a massa. Não convém fazer mais de duas de cada vez, o que não é dramático, uma vez que ficam prontas em menos de nada.

Retirar do óleo para um prato com papel absorvente e depois, ainda quentes, polvilhar de açúcar e canela (agradeço estes pequenos passos ás minhas grandes ajudantes, que apesar de irem petiscando, fizeram um excelente trabalho!!!!). Repetir a operação até terminar a massa.

Fonte: https://asreceitasladecasa.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close