Tarte de Requeijão

Share Button

Receita de Tarte de Requeijão e Lima

Ingredientes:

Usei uma tarteira com 26 cm de diâmetro, com bordos ondulados e base amovível
Massa da base:

~ 160 g Farinha de Trigo Tipo 65
~ 50 g de Margarina fria
~ 50 g de Açúcar branco

~ 1 pitada de Sal
~ 50 ml de Leite

Recheio da Tarte:

~ 1 Requeijão de Mistura de leites com 170 g
(requeijão com leite de vaca, cabra e ovelha)
~ 120 g de Queijo Creme

~ 400 ml de Natas com 35% matéria gorda
~ 240 ml de Leite de Amêndoas
~ 3 Ovos (usei tamanho M)

~ 80 g de Açúcar Amarelo areado
~ 20 g de Manteiga derretida
~ 25 g de Maizena

~ Raspas da casca de 1 Lima média
Confecção:

Prepare a massa que irá repousar no frigorífico, pelo menos, 1 hora.

1. Misture a farinha com o açúcar e o sal. Junte a margarina fria cortada em cubos pequenos. Desfaça a margarina com as pontas dos dedos até obter “migalhas”. Amasse ligeiramente, juntando o leite frio aos poucos, até obter uma bola que descole das mãos.

Se achar necessário, junte mais um pouco de farinha pois a massa deverá ficar um pouco mais elástica e menos pegajosa que as massas quebradas normais.
Enrole a massa em película aderente e deixar repousar no frigorífico durante, pelo menos, 1 hora.

2. Depois de repousar, estenda a massa numa superfície enfarinhada e forre a tarteira. Coloque a tarteira no frigorífico enquanto prepara o recheio.

3. Prepare os ingredientes para o recheio e as raspas de lima. Com a batedeira, bata bem o requeijão com o queijo creme. Junte a manteiga derretida e volte a bater. Adicione a Maizena e bata até a farinha ficar totalmente integrada.

Junte os ovos, o acúcar e as raspas de lima, batendo um pouco entre cada adição. Por último, junte o leite e as natas e bata até o recheio ficar espumoso.

4. Verta o recheio na tarteira forrada e leve a cozer em forno baixo até a tarte ter solidificado no centro e ficar com uma crosta douradinha. Faça o teste do palito mas assim que a tarte estiver quase cozida apague o forno, abra a porta do mesmo, e deixe a tarte primeiro arrefecer um pouco antes de a retirar.

O recheio desta tarte cresce enquanto coze mas depois abate um pouco. Forma uma ligeira crosta dourada que fica integrada no recheio. É importante levar a tarte a forno baixo para que coza lentamente sem que a massa fique demasiado cozida.

Eu tirei as fotos para o blog ainda a tarte estava morna mas confesso-vos que depois tornei este momento de prazer um pouco mais doce barrando sobre a minha fatia uma colher de sobremesa de Doce Caseiro.

A combinação do sabor do leite de cabra no requeijão com a lima destacou-se e isso fez toda a diferença entre esta receita e a do Cheesecake estilo Americano. O Cheesecake ganha-lhe em aspecto mas não em sabor.

Já que não posso partilhar (ainda irão inventar o teletransporte), convido-vos a experimentarem a receita

Até Breve

Fonte:comida-receitas.blogspot.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo