Bolo de iogurte, canela e maçã

Share Button

Bolo de iogurte, canela e maçã

Ingredientes:

Massa:
225 gr de farinha para bolos

1 colher (de sobremesa) de fermento
1 colher (de sopa) de canela em pó
150 gr de açúcar

75 gr de avelã finamente trituradas
2 ovos
50 gr de mel

250 ml de iogurte natural
150 ml de óleo de girassol
425 gr de maçã [usei Golden]

Cobertura:

50 gr de avelãs trituradas grosseiramente
4 colheres (de sopa) de leite
1 colher (de sopa) de manteiga sem sal

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Untar uma forma com um fio de azeite, forrar o fundo com papel vegetal e polvilhar as laterais com farinha.

Peneirar a farinha com o fermento e a canela para uma taça grande, adicionar metade do açúcar e as avelãs, misturar tudo muito bem. Reservar.

Descascar as maçãs e cortar em pequenos pedaços, juntar o açúcar restante e levar ao lume com 3 colher de sopa de água. Deixar cozinhar durante cerca de 10 minutos ou até estarem suficiente macias para reduzir a puré. Deixar o puré arrefecer um pouco [deixar ficar morninho].

Noutra taça, bater os ovos com o iogurte, o mel e o óleo até obter uma mistura homogénea. Adicionar o puré de maçã e incorporar bem. Juntar esta mistura aos ingredientes secos e mexer até ambas as misturas estarem completamente incorporadas.

Levar ao forno durante 35/40 minutos [ou até quando inserir um palito no centro do bolo, este sair completamente limpo]. Retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer ligeiramente.

Entretanto, levar ao lume todos os ingredientes da cobertura, cozinhar até ficar com um tom castanho claro [cerca de 5/8 minutos em lume brando]. Deitar sobre o bolo e deliciar-se!

Veja também a receita  Bolo de água

Fonte:cozinhafresh.blogspot.pt

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo