LEITE CREME DE CLEMENTINA

Share Button

INGREDIENTES

200 gramasaçúcar
80 gramas amido de milho
1 litro leite

8 unidades gemas
2 unidades clementinas

1 unidade vagem de baunilha
qb açucar mascavado (para polvilhar)

PREPARAÇÃO:

Reserve 1 dl do litro de leite e deite o restante num tacho. Abra a vagem de baunilha, raspe as sementes, deite para o tacho. Lave uma clementina, descasque-a e junte a casca ao leite e baunilha e leve ao lume até ferver. Numa tigela misture as gemas, o açucar, o amido de milho, o leite que reservou e o sumo de duas clementinas.

Misture bem até todos os ingredientes estarem bem ligados. Adicione o leite fervido (depois de retirar a casca da clementina) em fio e mexendo sempre até ficar uma mistura homogénea. Verta a mistura no tacho, leve de novo ao lume, em lume brando e mexendo sempre até o creme espessar.

Deite o creme em taças individuais e deixe arrefecer. Antes de servir polvilhe com açucar mascavado, queime com um maçarico ou ferro quente. Pode decorar com gomos de clementinas, ou com casca depois de bem lavada.

NOTAS: Notas: Pode fazer com tangerinas. Usei o sumo de 3 clementinas. Provei e achei pouco sabor a clementina por isso acrescentei mais uma. Distribuí montinhos de açucar mascavado pelo creme, porque gosto de ver e de comer os pequenos torrões de açucar queimados.

FONTE : coisasimplesaoreceita.blogspot.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close