Pecado de Nozes

Share Button

Pecado de Nozes

12 ovos
400 gr de açúcar
300 gr de nozes

100 gr de pão ralado
1,5 dl de água
2,5 dl de leite de coco

1 colher de sopa de maizena
sumo de limão

Margarina

Para fazer o bolo, primeiro picar as nozes na 123 ou outro robot e deixar algumas metades para decorar e retirar 3 colheres de sopa delas quando ainda mal moidas.

Depois bater 6 ovos inteiros com 200 gr de açúcar até fazer um creme fofo e dobrar o volume, juntar em seguida as nozes picadas e o pão ralado envolvendo muito bem e com cuidado.

Levar a cozer em forno médio durante 15 minutos, em duas formas iguais ou não, untadas com margarina e polvilhadas de pão ralado, no livro dizia para forrar com papel vegetal, mas eu não o fiz e desenformaram bem,
Doce de ovos, leve a água com 100 gr de açúcar ao lume a ferver durante 15 minutos.

Retire e junte ás 6 gemas restantes em fio, mexendo sempre, para não talhar as gemas e levar de novo ao lume brando a engrossar. Retire do lume e junte mais ou menos 50 ml de leite de coco.

No restante leite de coco dissolver a colher de sopa de maizena e 50 gr de açúcar e levar ao lume até engrossar, este passo eu fiz tal como está no livro, mas numa proxima vez dispenso a maizena, porque formou um creme que não entra muito bem no bolo, fazer a calda só com o leite e o açúcar parece-me bem melhor.

Veja também a receita  Semifrio Dueto de Chocolate e Limão

Para montar o bolo, picar com um palito cada metade e regar com a calda do coco para molhar o bolo, cobrir com o doce de ovos, montar a outra metade em cima e fazer o mesmo, deixar arrefecer tudo e por mim ficava mesmo assim, mas tinha que fazer tudo para ver o resultado final.

Depois de frio cobre-se com um merengue que se faz com as restantes 6 claras, as restantes 50 gr de açúcar e umas gotas de limão.

Decorar com as metades de noz e os pedacinhos mal moidos que se reservaram.

Fica uma delicia, fofinho, nada seco, mesmo sem absorver muito o leite de coco, fica com um toque humido…..

Fonte: artes-viagens-sabores.blogspot.pt

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo