Tarte delícia de limão

Share Button

Esta tarte é simplesmente divina, claro para quem gosta do sabor intenso a limão.

Para a massa:

225g de farinha de trigo
125 g de margarina

125 g de açúcar
casca ralada de uma laranja
2 gemas de ovo

Para o recheio:

4 colheres sopa rasas de amido de milho
casca muito bem ralada de 1 limão
sumo de 3 limões

125 g de açúcar
3 gemas de ovos
15 g de manteiga

Para o suspiro:
5 claras
225 g de açúcar
raspa de limão

Massa:

Peneire a farinha para uma tigela, junte a margarina e esfarele-a com os dedos, até ficar uniforme. Misture o açúcar, a casca de laranja e as gemas e uma colher de sopa de água. Misture bem até despegar do fundo, faça uma boa, tape e deixe descansar 30 minutos no frigorífico.

Coloque a massa numa superfície enfarinhada ( eu costumo colocar uma folha de papel vegetal ou plástico na superfície, coloco a massa e cubro com outra, ai passo o rolo e estendo, não suja, não pega e não preciso de mais farinha), e estenda-a com o rolo, para lhe dar a forma de circulo, forre com ela uma forma de fundo falso com 23 cm de diâmetro ( a minha é um pouco maior).

Com a ponta dos dedos vá ajustando a massa á forma, com cuidado para não rasgar. Por fim corte as beiras.
Por cima da massa coloque uma folha de papel vegetal e cubra com feijões secos, leve ao forno por 15 minutos, retire a folha do papel com os feijões e deixe assar mais 5 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.
Creme:

Veja também a receita  Tarte rápida de maisena

Meça 3 dl de água e leve ao lume com a casca ralada de limão e o sumo. Dissolva o amido de milho num pouquinho de água e junte á panela, leve ao lume e deixe ferver, mexendo sempre até engrossar.
Bata as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas.

Retire do lume o creme e junte as gemas mexendo bem, acrescente também a manteiga, e continue a mexer até ficar um creme fofo e amarelado. Encha a base da tarte com este creme e leve ao forno por cerca de 5 minutos.
Suspiro:

Coloque as claras na batedeira, uma pitada de sal fino e bata-as em castelo firme, adicione duas colheres sopa de açúcar e continue a bater, junte o restante açúcar e a raspa de limão aos poucos, batendo sempre.

Deite por cima da camada de creme, faça picos com a ajuda de uma colher e leve ao forno por cerca de 25 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer.

Fonte:bau-receitas-conceicaocoelho.blogspot.pt>

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo