Bolo de chocolate em pó (Receita Clara de Sousa)

Share Button

Ingredientes:

6 ovos
75g chocolate em pó
1dl de água quente

250g farinha
3 colheres de chá de fermento em pó
300g açúcar

1 colher de café de sal fino
1dl de óleo
1 colher de sopa de açúcar para as claras (não coloquei)

1 dl de leite (não estava na receita original, mas o meu robot estava aflito a mexer a massa e decidi juntar leite para a massa não ficar tão seca)

Preparação:

Dissolva o chocolate na água quente e deixe arrefecer.
Na taça do robot de cozinha coloque a farinha, o fermento, e o açúcar, misture com uma colher de pau, abra uma cavidade no meio e coloque aí as gemas, o chocolate dissolvido na água, o óleo e o sal.

Ligue tudo a uma velocidade baixa e depois aumente a velocidade deixando bater durante 10 minutos até estar um bom creme.

Entretanto bata as claras em castelo, juntando-lhe quase no final uma colher de sopa de açúcar para prender, (não coloquei o açúcar e bati as claras até ficarem em castelo firme).
Envolva com cuidado as claras na massa do bolo.

Unte e enfarinhe uma forma grande , (tem mesmo que ser grande (nº 30) porque o bolo cresce muito, ou então será melhor fazer metade da dose) deite-lhe o preparado e leve a forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 1 hora (o meu cozeu em 50 minutos).

Atenção: No livro diz para não abrir a porta do forno na primeira meia hora para o bolo não abater.

Nota: usei o óleo em spray da espiga e aquilo é realmente uma maravilha, nunca mais vou ficar com os dedos todos gordurosos.

Foto:comidadequinta.blogspot

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo