Bolo de chocolate (sem farinha)

Share Button

Este bolo não leva farinha e é constituído por duas camadas leves de bolo de chocolate húmido, intercalado por um recheio tipo mousse de chocolate e envolto por uma cobertura intensa de chocolate. Acho que qualquer descrição fica aquém do verdadeiro sabor – só mesmo provando! Espero que gostem!

Ingredientes:
Bolo:

200 gr de chocolate (usei com 40% cacau);
150 gr de açúcar;
50 gr de manteiga;

6 ovos;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 pitada de sal.

Recheio:
3 claras;

100 gr de chocolate (usei com 70% de cacau);
3 c. (sopa) de leite;
3 c. (sopa) de açúcar.

Cobertura:
100 gr de chocolate (usei com 70% de cacau);

100 ml de natas;
raspas de chocolate q.b para decorar.

Modo de preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte duas formas redondas com cerca de 18cm e forre o fundo com papel vegetal também untado. Comece por preparar o bolo: bata as claras em castelo e reserve. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas e reserve. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.

Adicione a baunilha, o sal e o chocolate derretido e bata bem. Por fim envolva delicadamente as claras na massa de chocolate e divida pelas duas formas. Leve a cozer durante cerca de 40 minutos. Desenforme e deixe arrefecer totalmente.

Entretanto prepare o recheio: derreta o chocolate com o leite e o açúcar em banho-maria ou no micro-ondas e reserve. Bata as claras em castelo e adicione o chocolate derretido. Guarde o recheio no frigorífico até ao momento do usar.

Prepare a cobertura derretendo o chocolate com as natas em banho-maria ou no micro-ondas. Coloque o recheio entre os dois bolos e cubra-o com a cobertura. Decore com raspas de chocolate. Guarde no frigorífico até à hora de servir.

Veja também a receita  FOLHADO DE MAÇÃ

Fonte flordobrownie.blogspot.pt

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo