Bolo de limão e caramelo

Share Button

Bolo de limão e caramelo

Massa:
2 limões
200 g de Manteiga
250 g de açúcar

5 ovos
250 g de farinha
1 c. (de café) de fermento em pó

Manteiga q.b.
Recheio e decoração:
1 lata de leite condensado (3 dl)

3 c. (de sopa) de caramelo líquido
100 g de tablete de chocolate para culinária

1 c. (de sopa) de Manteiga
5 c. (de sopa) de leite

PREPARAÇÃO

Ligue o forno a 180º C. Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado. Raspe a casca do limão e retire e reserve o sumo dos mesmos. Reserve. Bata a manteiga com o açúcar e adicione-lhes as gemas, batendo entre cada adição. Verta o sumo de limão e bata mais um pouco.

Peneire a farinha com o fermento e adicione-os à massa. Bata as claras em castelo e envolva-as também no preparado, assim como as raspas da casca do limão. Verta o preparado no tabuleiro e leve a meio o forno a cozer, durante 40 minutos. Decorrido o tempo, retire e deixe arrefecer.

Entretanto, prepare o creme de caramelo: Coza a lata de leite condensado na panela de pressão, coberta com água, por 40 minutos. Deixe arrefecer completamente e abra a lata. Retire o conteúdo para uma tigela, junte o caramelo líquido e mexa bem. Reserve.

Parta a tablete de chocolate em pedaços e junte-lhes a manteiga e o leite. Leve ao lume em banho-maria, mexendo de vez em quando até derreter.

Desenforme o bolo, apare-o e corte-o em duas partes. Barre uma com parte do creme de caramelo reservado e sobreponha a outra parte de bolo. Verta o restante creme à superfície e decore o bolo com o creme de chocolate. Decore a gosto

Veja também a receita  Receita de Bolo de Bolacha Maravilha

Fonte: cozinharsemstress.pt

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo