Bolos Folhados do Alentejo – Oriola

Share Button

Ingredientes:

1 Kg de farinha tipo 55
50 gr de fermento de padeiro

250 gr de banha para a massa + 150 para enrolar os bolos
6 ovos

200 grs de açúcar misturado com uma colher de chá de canela
0,5 dl de aguardente
açúcar para polvilhar

Podem rechear-se com gila depois de enrolados, alargando o espaço deixado pelo cabo da colher de pau e introduzindo com cuidado o doce. Eu prefiro-os simples.

Preparação:

Peneira-se a farinha. Junta-se-lhe o açúcar, 250 gr de banha derretida e um pouco de água morna (suficiente para se obter uma massa que se possa trabalhar).Dissolve-se o fermento num pouco de água tépida e junta-se à massa anterior.

Amassa-se bastante e à medida que se vai trabalhando, juntam-se os ovos, um a um, e a aguardente.Amassa-se cerca de 30 minutos. Deve-se ter o cabo de uma colher de pau grande que se unta com um pouco de banha.

Estende-se a massa o mais fina possível com o rolo da massa, cortam-se tiras mais largas num dos lados e mais estreita noutro e vão-se enrolando à volta deste e untando com banha as tiras.Quando o rolo de massa tiver o tamanho desejado, retira-se o pau, ajeita-se o rolo de massa, dando-lhe uma forma regular e corta-se com muito cuidado.Não é preciso ficar um rolo demasiado grosso porque vão levedar.

Colocam-se num tabuleiro, cobrem-se com um pano e deixam-se levedar cerca de 6 horas em local aquecido, por exemplo dentro de um forno que se liga um pouco e depois desliga-se, deixando o tabuleiro lá dentro.
Levam-se os bolos a cozer em forno bem quente e polvilham-se imediatamente com açúcar quando estiverem cozidos para o açúcar pegar. Estão cozidos quando mostrarem este aspecto tostado.

Fonte: docestemperos.blogspot.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo