Coroa Brioche de Laranja e Côco

Share Button

1 saqueta de fermento de ação rápida (11g – usei da Ferminpan)
160 ml de leite meio gordo morno
500g de farinha de trigo T65

50g de açúcar amarelo
1 c.chá rasa de sal fino

2 ovos, ligeiramente batidos
125g de manteiga ou margarina vegetal, derretida e arrefecida

ingredientes para o recheio

85g de manteiga (ou margarina vegetal) amolecida até estar quase derretida
75g de açúcar amarelo

raspa da casca de 2 laranjas
100g de côco ralado + extra para salpicar no final

preparação

Numa tigela, dissolver o fermento e 1 colher de café de açúcar amarelo no leite com a ajuda de uma vara de arames. Deixar repousar durante 5 minutos num local quente, ou até que se comecem a formar bolhas de ar na superfície.

À parte, misturar numa taça grande a farinha com o restante açúcar e o sal. Fazer uma cova no centro e deitar a manteiga/margarina derretida, os ovos e o leite.

Amassar a uma velocidade baixa durante 1 minuto na batedeira, com o gancho de amassar, até que os ingredientes se misturem. Aumentar a velocidade e amassar durante mais 5 minutos, ou até a massa se despegar com facilidade da taça (é sinal de que está pronta).

Tapar a taça com película aderente e deixar levedar num local quente e seco (e sem correntes de ar) durante 1 hora, ou até a massa duplicar de volume.

– quem não tiver batedeira com gancho de amassar, pode amassar à mão, durante 10 minutos, com as mãos enfarinhadas, ou até sentir a massa bem elástica. Formar depois uma bola e colocar numa taça coberta com película aderente para levedar.

Entretanto, pré-aquecer o forno a 180 ºC e preparar o recheio: misturar bem o açúcar e as raspas de laranja com a manteiga e, em seguida, misturar o côco ralado até se formar uma pasta.

Destapar a taça e colocar a massa numa superfície enfarinhada. Estender a massa com a ajuda de um rolo, formando um retângulo com cerca de 1 cm de espessura.

Com a ajuda de uma espátula, espalhar o recheio em toda a superfície, deixando uma pequena margem em relação às bordas (para evitar que o recheio saia ao enrolar-se a massa). Enrolar cuidadosamente a massa, no sentido do comprimento.

Com uma faca enfarinhada, cortar, no mesmo sentido, a massa em duas tiras de igual espessura, deixando um pedaço do final unido. Sobrepor as tiras, uma de cada vez, num efeito entrançado, e unir no final, formando a coroa (ver exemplo aqui).

Passar a coroa para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e levar ao forno até estar cozida (cerca de 25 minutos, mas o melhor é verificar com o teste do palito).

Retirar a coroa do forno e deixá-la arrefecer em cima de uma grelha metálica. Salpicar com um pouco mais de côco ralado e cortar às fatias para servir.
É deliciosa morna!

Nota: se sobrarem fatias, envolvê-las em papel de alumínio e colocá-las dentro de uma saco no congelador. Ficam super fofas depois de descongeladas na noite anterior para saborear no dia seguinte.

Fonte:fabricocaseiro.blogspot.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo