Molotof com doce de ovos

Share Button

Ingredientes
(As proporções são sempre as mesmas consoante o n.º de claras usadas)

11 claras
11 colheres de sopa de açúcar + 1 – 12 colheres
1 pitada de sal fino

Para a cobertura

A proporção também é sempre a mesma. 1 ovo para 40g de açúcar, caso se goste de mais ou menos doce de ovos!
5 ovos

200g de açúcar
Nozes ou amêndoas laminadas torradas

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina, como se fosse para um bolo, mas sem polvilhar de farinha. Reservar.

Numa taça grande colocar as claras com uma pitada de sal fino e bater até ficarem formadas em castelo. Continuar a bater e adicionar o açúcar a pouco e pouco até apresentar uma consistência de merengue bem firme.

Colocar as claras na forma com a ajuda de uma colher e bater com a forma na bancada de maneira a rebentar as bolhas de ar que se tenham eventualmente criado.

Colocar no forno 11 minutos (1 minuto por cada clara). Quando terminar o tempo, desligar o forno e deixar o molotof lá dentro mais 30 minutos.

NUNCA abrir a porta do forno. Terminado esse tempo, abrir a porta do forno e deixar o molotof mais uns 20 a 30minutos. Retirar e evitar mudanças súbitas de temperatura (como janelas ou portas abertas e correntes de ar).

Desenformar para um prato largo.

Para a cobertura
Colocar os ovos num recipiente que possa ir ao lume e bater muito bem com uma vara de arames. Acrescentar o açúcar e bater novamente.

Levar a lume brando, mexendo sempre com a vara de arames, até começar a engrossar. Retirar do lume e do tacho onde estava a ser cozinhado, para interromper de imediato o processo de cozedura.

Veja também a receita  Pudim "Abade de Priscos"

Colocar noutro recipiente e deixar arrefecer. Quando estiver quase frio, cobrir o molotof e salpicar com as nozes partidas. Levar ao frio até servir.

Fonte:asreceitasladecasa.blogspot.pt

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo