Profiteroles com gelado de Nata

Share Button

Profiteroles com gelado de Nata

Ingredientes da massa choux:

2,5 dl de água

75 gr. de manteiga ou margarina

3 ovos

180 gr. de farinha

uma pitada de sal

1 casca de limão

Preparação da massa choux:

Deite a água num tacho e junte a manteiga, uma pitada de sal e a casca de limão.
Leve ao lume e quando ferver, retire do calor e junte a farinha de uma só vez. Mexa de modo a obter uma bola que se despega do tacho. Deixe arrefecer durante 10 minutos.

Junte os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição. O ovo seguinte só deve ser adicionado depois do anterior estar completamente absorvido e a massa deve ficar brilhante e leve. Unte o tabuleiro com manteiga.

Com a ajuda de um saco de pasteleiro com boquilha lisa faça tiras de massa com cerca de 12 cm de comprimento distanciadas porque crescem bastante.

Leve a cozer em forno moderadamente quente (200 °C) durante cerca de 20 minutos. Depois baixe um pouco a temperatura e deixe cozer mais 10 minutos até alourarem como mostra a foto seguinte. Deixe arrefecer.

profiteroles que também podem ser recheados com cremes diversos como por exemplo o creme de pasteleiro, chantilly ou creme de chocolate. No entanto optei por uma solução mais rápida mas igualmente deliciosa que é recheá-los com gelado de nata. Por fim reguei-os com uma calda de chocolate quente.

Calda de Chocolate: Derreter no microondas 1/3 de uma tablete de chocolate para culinária com 3 colheres de sopa de natas e 1 colher de sopa de açúcar durante 1minuto e 30. Retirar do microondas e mexer bem até obter a calda.

Veja também a receita  Muffins de Maça e Canela

Fonte: docestemperos.blogspot.pt

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo