PUDIM DE SANTO ANTÓNIO [COM MARMELADA BRANCA DE ODIVELAS]

Share Button

Ingredientes:

-600g de açúcar (usei 250g)
-100g de marmelada ( usei 300g de Marmelada Branca de Odivelas, que como sabem leva o dobro de açúcar)
-6 gemas

-7 ovos
-cerca de 125 g de açúcar para o caramelo

Primeiro de tudo fiz o caramelo e forrei a forma com o mesmo. Reservei. Deite 600 g de açúcar (250 g de açúcar) num tacho, e junte 3 dl de água, mexa, tape e leve ao lume. Quando começar a ferver destape, conte 5 minutos de fervura em lume brando e retire do lume: junte-lhe a marmelada cortada em pedacinhos até se desfazer e deixe arrefecer.

Deite numa tigela os ovos e as gemas e misture bem sem bater para não ganhar espuma; passe por um passador fino (saltei esta parte), deite na forma caramelizada e leve ao forno a 180ºC, a cozer em banho-maria. Deixe arrefecer antes de desenformar.

Notas: Ao alterar um pouco a receita, mas ao falar com a Ziza, ela disse-me que ia cortar no açúcar e aumentar a quantidade de marmelada, o que eu concordei em absoluto. O pudim ficou brutal, a textura não ficou homogénea, não sei se foi da alteração que fiz, ou de ter “passado a parte do passador fino” parece que ouve uma divisão de ingredientes. Vou voltar a fazer o pudim, e podem crer que vai ser em breve. Façam, e depois digam algo.

Fonte:cozinharcomosanjos.blogspot.pt

Share Button

Veja também a receita  Pudim de Coco com Leite Condensado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo