Toucinho-do-Céu de Trás-os-Montes

Share Button

Toucinho-do-Céu de Trás-os-Montes

O toucinho do céu é uma daquelas receitas classicas da coçaria conventual portuguesa, é uma especie de bolo á base de ovos e açucar uma especie de pudim cozido, o nome vêm da receita original ser feita com banha de porco em vez da manteiga.

Os mais famosos toucinhos do céu são de Trás-os-Montes, Murça e Guimarães.

Ingredientes:

Gema – 15
Doce de Gila – 1 Colher de chá
Canela – 1 Colher de chá

Manteiga – 30 gr
Açúcar – 500 gr
Água – 250 ml

Farinha – 60 gr
Amêndoa – 250 gr (ralada finamente)

Manteiga – Para untar
Farinha – Para polvilhar
Açúcar – Para polvilhar

Instruções:

Num tacho, leva a água ao lume com o açúcar e deixa ferver suavemente, certa de de 5 a 10 minutos até obteres o ponto de pérola (é quando se deixa escorrer a calda de açúcar na colher de pau e no fim vê-se a formar na ponta uma pequena pérola de calda).

Quando atingir esse ponto adiciona o doce de chila e a amêndoa ralada misturada com a farinha sempre e deixa cozinhar um pouco, uns 2 a 3 minutos, depois retira do lume.

Junta numa tigela a parte as gemas, a canela e a manteiga, mistura bem, depois tira um pouco da calda de chila e amêndoa e mistura com as gemas, mexe bem, depois deita mais um pouco, fazes isto para não talhar as gemas, depois de tudo misturado, volta a levar ao lume brando sempre a mexer para engrossar mais um pouco.

Por fim põe o forno a pré-aquecer a 180C e numa forma redonda untada com manteiga e polvilhada com farinha (ou forrada com papel vegetal) deita o preparado e leva ao forno, deve demorar +/- 1 hora.
Desenforma depois de frio, e polvilha com bastante açúcar em pó.

Veja também a receita  Um Leite Creme para a Mesa da Consoada

Fonte: bit.ly

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo