Bolo de Chocolate com mel

Share Button

Ingredientes para o bolo:

100 g de chocolate amargo picado
225 g de manteiga em temperatura ambiente
240 g (+/- 1⅓ chavena) de açúcar mascavo

½ chavena de mel
2 ovos
200 g (1½ chavena) de farinha de trigo

1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de cacau em pó peneirado

250 ml de água fervente
manteiga e farinha para untar a forma

Ingredientes para a cobertura:

60 ml (¼ de chavena) de água
½ chavena de mel

175 g de chocolate amargo
50 g (+/- ⅓ de chavena) de açúcar de confeiteiro

Passos para o bolo:

Unte uma forma de 23 cm de diâmetro e forre o fundo com papel manteiga. Preaqueça o forno a 180°C. Derreta o chocolate em banho-maria e reserve.

Na batedeira, bata a manteiga juntamente com o açúcar até formar um creme claro, acrescente o mel e continue batendo. Adicione 1 ovo e 1 colher de sopa de farinha e continue batendo. Junte o outro ovo e mais uma colher de sopa de farinha. Misture o chocolate derretido delicadamente com a ajuda de uma colher de pau.

Em uma vasilha, misture a farinha restante, o bicarbonato, o cacau em pó e acrescente à mistura, mexendo delicadamente. Por fim, misture com a água fervente, o que deve deixar a massa um pouco líquida. Coloque a massa na forma e leve ao forno por mais ou menos 1h.

Passados 40 minutos, faça o teste do palito e se o bolo ainda não estiver pronto cubra com papel alumínio até terminar de cozer (verifique a cada 10 minutos). Depois de pronto, deixe o bolo arrefecer completamente antes de desenformá-lo.

Passos para a cobertura

Enquanto o bolo arrefece, ferva a água juntamente com o mel numa panela. Retire do lume e misture o chocolate em pedaços até estar todo derretido. Peneire o açúcar de confeiteiro sobre o chocolate e misture bem. Deixe arrefecer e cubra o bolo.

Fonte chezbianca.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo