Bolo de Coco

Share Button

Ingredientes:

– 5 ovos
– 250gr de açúcar
– 200gr de farinha
– 180gr de coco

– 120gr de manteiga sem sal
– 1 chávena de café de azeite
– 1 colher de café de aroma de coco

– 1 colher de sobremesa de fermento
– 1 pitada de sal.

Para o recheio:

– 6 colheres de sopa de açúcar
– 10 colheres de sopa de água
– 1 colher de café de aroma de coco

– 2 gemas de ovo
– 100gr de manteiga sem sal
– 150gr de coco.

Para a cobertura:

– 8 colheres de sopa de açúcar em pó
– 2 claras
– coco ralado torrado.

Preparação do bolo:

Numa tigela bata o açúcar com a manteiga (que deve de estar à temperatura ambiente) até formar um creme esbranquiçado. Adicione ao creme as gemas, o azeite e o aroma de coco. Bata tudo novamente. Peneire a farinha com o fermento para uma tigela.

Bata as claras em castelo e o final adicione o sal. Bata mais um pouco. Posteriormente, de forma alternada, vá adicionando as claras, a farinha e o coco ao creme das gemas. Envolva tudo com cuidado até acabar.

Deite o preparado numa forma barrada com manteiga e forrada com papel vegetal (para desenformar mais facilmente) e leve o bolo a cozer ao forno pré aquecido a 180º por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito. Tire o bolo do forno e desenforme sobre uma grelha. Depois de frio corte o bolo em duas partes iguais.

Preparação do recheio:
Deite a água num tacho com o açúcar e leve ao lume até que fique em ponto de pérola, que demora mais ou menos uns 5 a 10 minutos.

Deite as gemas numa tigela, o aroma do coco e o coco. Misture tudo muito bem. Quando a calda estiver pronta vá-a adicionando às gemas mexendo sempre. Deite novamente tudo no tacho e leve ao lume. Quando começar a fica um creme espesso tire do lume e adicione-lhe a manteiga. Mexa muito bem e deite o creme por cima de uma das partes do bolo. Posteriormente sobreponha a outra parte do bolo.

Para a cobertura:

Leve o coco num tabuleiro ao forno para torrar. Mexa-o sempre que seja necessário. Bata as claras em castelo e adicione-lhe o açúcar e o aroma do coco. Barre o bolo com as claras batidas e cobra-o com o coco ralado. Foi o melhor bolo de coco que eu já comi na minha vida.

Fonte:www.sobremesasdedomingo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo