Bolo de ovos moles

Share Button

Bolo

5 ovos
200g de açúcar

130g de farinha c/ fermento
Ovos moles (cobertura)

140g de água
250g de açúcar
8 gemas de ovo

amêndoa laminada para decorar
Ovos moles pobres (recheio)

4 ovos
250g de açúcar
150g de água

Bolo:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar uma forma redonda de 21cm (aprox.) com papel vegetal untado com manteiga (usei de silicone).

Thermomix-Bimby: Colocar a “borboleta”, os ovos, o açúcar e programar 5min/37ºC/vel 3. A seguir programar mais 3 min/vel 3. Adicionar a farinha peneirada e envolver 10 seg/vel 3.

Tradicional: Bater os ovos com o açúcar durante 6 minutos. Adicionar a farinha peneirada e envolver com um fouet.

Deitar o preparado na forma e levar ao forno a 180ºC cerca de 30 minutos. Retirar e deixar arrefecer. Cortar o bolo em 3 partes.

Ovos moles

Colocar as gemas numa taça, mexer e passar por um coador fino as mesmas de forma a retirar a película que as envolve (desta forma não haverá aquele cheiro intenso a ovo).

Thermomix-Bimby: Colocar no copo a água, o açúcar e programar 20min/varoma/vel 1. No final, retirar o copo da base para que arrefeça mais rápido. Deixar arrefecer a calda até aos 60ºC. Deitar um pouco da calda, em fio, por cima das gemas mexendo energicamente.

Colocar a “borboleta” e programar 5min/100º/vel 1. Com a máquina em funcionamento, juntar as gemas em fio através do bocal da tampa e deixar acabar o tempo. Retirar rapidamente do copo para uma taça e deixar arrefecer completamente.

Tradicional: Levar o açúcar e a água num tachinho ao lume e deixar ferver até obter o ponto de espadana (117º, ou quando o mesmo cair em fio).

Deixar arrefecer um pouco. Deite um pouco de calda nas gemas, mexendo energicamente. De seguida, deitar as gemas em fio por cima da calda e mexer bem. Levar novamente ao lume até engrossar. Retirar e deixar arrefecer.

Ovos moles pobres

Bater os ovos numa taça até que fiquem bem misturados.

Thermomix-Bimby: Colocar no copo a água, o açúcar e programar 20min/varoma/vel 1. No final, retirar o copo da base para que arrefeça mais rápido. Deixar arrefecer a calda até aos 60ºC. Deitar um pouco da calda, em fio, por cima dos ovos mexendo energicamente.

Colocar a “borboleta” e programar 5min/100º/vel 1. Com a máquina em funcionamento, juntar os ovos em fio através do bocal da tampa e deixar acabar o tempo. Retirar rapidamente do copo para uma taça e deixar arrefecer completamente.

Tradicional: Levar o açúcar e a água num tachinho ao lume e deixar ferver até obter o ponto de espadana (117º, ou quando o mesmo cair em fio).

Deixar arrefecer um pouco. Deite um pouco de calda nos ovos, mexendo energicamente. De seguida, deitar os ovos em fio por cima da calda e mexer bem. Levar novamente ao lume até engrossar. Retirar e deixar arrefecer.

Montagem:

Rechear o bolo com ovos moles pobres, cobrir com os ovos moles e decorar com amêndoa laminada.

Fonte:www.cocoebaunilha.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close