Bolo de mel e vinho do Porto

Share Button

Descubra a delícia do bolo de mel e vinho. Aprenda a fazer essa receita com especiarias e aproveite o sabor único dessa sobremesa.

Ingredientes:

220 gr. de farinha
2 colheres de chá de canela em pó

1 colher de chá de mistura de especiarias (uso uma mistura para tartes de maçã que comprei em Londres mas podem simplesmente colocar um pouco de cravinho, cardamomo, noz moscada e gengibre em pó. tudo opcional, claro. só com a canela já ficam com uma coisa boa)

1/2 chávena de óleo
1/2 chávena de mel
2 ovos pequenos

150 gr. de açúcar branco
45 gr. de açúcar mascavado
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal

1/2 chávena de café acabado de fazer
1/4 chávena de sumo de laranja acabado de espremer
30 ml. de vinho do Porto (opcional)

Veja também Pudim de bolacha

Preparação da receita Bolo de mel e vinho:

Primeiro passo e provavelmente o mais importante de todos. Untem muito bem com manteiga, forrem com papel vegetal e polvilhem com farinha uma forma de bolo inglês ou redonda. Não aconselho as formas de buraco porque este bolo tende a pegar-se bastante ao fundo.

Aqueçam o forno a 175º.

Numa tigela, misturem a farinha com o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, a canela, as especiarias e o sal. Façam um buraco no meio dos ingredientes secos e adicionem o óleo, o mel, os açúcares, os ovos, o café, o sumo de laranja e o vinho do Porto (este último, se usarem).

Com a batedeira em velocidade baixa batam tudo até obterem uma mistura homogénea e garantirem que nada ficou pegado ao fundo.

Veja também a receita  Bolo de Chocolate com Cobertura de Coco Torrado

Coloquem a massa na forma e levem ao forno durante 40 a 45 minutos ou até um palito sair limpo do centro. Se o bolo começar a ficar muito escuro no topo a meio da cozedura, tapem-no com papel de alumínio.

Retirem a forma do forno, deixem que arrefeça por cerca de 10 minutos e depois desenformem o bolo, com cuidado para não o partir, já que ele é bastante delicado.

Fonte receitaspraticasdeculinaria.blogspot.com

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo