Pão de Deus (Um doce tradicional Português)

Share Button

Ingredientes para o pão

100g margarina
2 c. sopa de rum
20g fermento de padeiro

125g açúcar
350ml de leite morno
2 ovos

625g farinha
Raspa de meio limão
1 pitada de sal

Ingredientes para a cobertura

100g açúcar
100g côco ralado
3 ovos
açúcar em pó

Modo de preparação

Comece por dissolver o fermento em 50ml do leite morno.
Num alguidar, coloque 125g de farinha e faça um buraco no meio, onde deve deitar o fermento diluído no leite e os 2 ovos.

Misture muito bem e deixe levedar até a massa crescer bastante. Noutro alguidar, deite a restante farinha e no centro junte a margarina mole e o açúcar. Acrescente também a pitada de sal, o rum, a raspa de limão e a massa já levedada.

Amasse tudo muito bem, acrescentando o restante leite em pequenas porções, até ficar uma massa homogénea. Deixe levedar novamente até a massa dobrar de tamanho. Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Divida a massa em pequenas bolas e disponha-as no tabuleiro. Deixe levedar novamente. Para preparar a cobertura, misture o côco com o açúcar e os ovos.

Pegue em pedaços desta mistura e coloque por cima das bolinhas (depois de levedadas) que já estão no tabuleiro.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 35 minutos. Retire o tabuleiro do forno e polvilhe os pãezinhos com açúcar em pó.

O resultado é uma doçura que pode ser comida simples ou com manteiga e compotas. Experimente e comprove o valor desta tradição. Faça como entender. Coloque o que mais lhe agradar mas delicie-se com o que é português.

F..Margarida Vale

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo