Pão de rala

Share Button

Ingredientes:

500 g de açúcar
250 g de amêndoa moída sem casca
250 g de amêndoa moída com casca

7 gemas
1 colher (sopa) de leite

2,5 dl de água
Farinha para polvilhar

Para o recheio:

400 g de açúcar
300 g de fios de ovos de compra

12 gemas
3 dl de água
1 casquinha de limão

Doses:

12
Pessoas

Modo de Preparação:

Deite a água e o açúcar para um tacho, leve ao lume e deixe ferver durante 15 minutos. Junte depois a amêndoa moída com e sem casca, mexa e deixe ferver mais 3 minutos. Numa tigela, bata 6 gemas, adicione o preparado da amêndoa, aos poucos e batendo sempre, verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo continuamente até engrossar bem. Deite numa tigela e deixe arrefecer.

Prepare agora o recheio: deite o açúcar num tacho, junte a água e a casca de limão, leve ao lume e deixe ferver até dissolver o açúcar. Numa tigela, bata as gemas, adicione a calda do açúcar em fio e mexendo sempre, verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo sem parar até engrossar, mas sem deixar ferver. Retire do lume, passe pelo passador de rede, deixe arrefecer, junte então os fios de ovos, envolva e reserve.

Estenda metade da massa numa bancada polvilhada com farinha até obter um círculo, disponha o recheio no centro, dobre os rebordos para cima e pincele com a restante gema misturada com o leite. Estenda depois o resto da massa, coloque por cima, polvilhe com bastante farinha, pressione nas laterais para colar e alise para obter tipo um ”queijo” homogéneo.

Disponha no tabuleiro de forno polvilhado com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 40 minutos ou até que fique douradinho. Retire do forno, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

Fonte: www.teleculinaria.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo