Tarte de banana com coco

Share Button

Ingredientes para 6-8 pessoas

Massa quebrada:

– 1/2 chávena* de manteiga amolecida
– 1 e 1/2 chávenas de farinha de trigo

– 4 colheres (sopa) de água fria
– farinha para polvilhar

Recheio:

– 2 ovos grandes (gemas e claras separadas)
– 1 e 1/2 chávenas de leite condensado (375 g)
– 2 colheres (sopa) de sumo de limão

– 6-7 bananas pequenas, maduras
– 4 colheres (sopa) de coco ralado

* 1 chávena (xícara) = 1 boião (pote) de iogurte [1 cup = +/- 250 ml]

Preparação:

Preparar a massa: misturar muito bem a manteiga com a farinha e a água, amassando com as mãos. Formar uma bola e embrulhar em filme transparente. Reservar no frigorífico por 30 minutos.

Estender a massa com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada de farinha, formando um disco. Forrar uma tarteira com papel vegetal (ou untar com manteiga) e depois com o disco de massa. Reservar no frigorífico.

Pré-aquecer o forno à 200ºC. Fazer furos no fundo da massa com os dentes de um garfo e cobrir com alumínio alimentar. Levar a massa ao forno por 8-10 minutos, a 200ºC. Retirar a tarteira do forno e remover a folha de alumínio. Reservar.

Descascar as bananas e reduzir em puré. Transferir o puré de banana para uma tigela grande. Juntar o leite condensado, o sumo de limão e as gemas previamente batidas. Misturar muito bem.

Bater as claras em castelo e incorporar delicadamente ao preparado anterior – de baixo para cima – com uma vara de arames, sem bater.

Espalhar o recheio pela massa e levar ao forno por 20 minutos, a 200ºC. Retirar a tarte do forno e polvilhar com o coco ralado. Deixar arrefecer antes de desenformar. Servir a tarte fria.

Fonte :elvirabistrot.blogspot.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close