Tentação de laranja

Share Button

Ingredientes para o bolo:

4 ovos
2 chávenas de farinha com fermento
1 1/5 chávena de açúcar, (usei açúcar amarelo)

Sumo de 6 laranjas
Calda de natas:

200 ml pacote de natas
1 laranja

Ingredientes para o creme de laranja:
Sumo de 6 laranjas
6 gemas
2 c. sopa de farinha maizena

50 g de açúcar

Merengue:

6 claras
100 g de açúcar em pó

1 Massa do bolo:

Ligue o forno a 180º. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha. Separe as gemas das claras, deite as gemas para uma tigela e bata muito bem as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado.

Junte o sumo das laranjas, a farinha peneirada e envolva tudo muito bem. Por ultimo, bata as claras em castelo e junte ao preparado, delicadamente. Verta a massa na forma e leve ao forno por 25 min, ou fazer o teste do palito.

2 creme de laranja:

Bata muito bem as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Acrescente as 2 colheres de farinha, mexa e junte o sumo das laranjas aos poucos, mexendo sempre. Deite a mistura para um tacho e leve ao lume, mexendo sempre, até ferver e engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.

3 calda:

Ferva as natas com o sumo de uma laranja e retire do lume.
4 montagem do bolo:

Depois do bolo pronto, desenforme e coloque-o num prato que possa ir ao forno. Com palito de espetadas, fazer furos pelo bolo todo e regue-o com as natas de laranja. Depois espalhe o creme de laranja por cima e deixe arrefecer.

5 merengue:

Ligue o forno a 180º. Bata as claras em castelo e junte o açúcar os poucos, batendo sempre até as claras ficarem bem duras e brilhantes. Pegue no bolo e ponha em cima do creme montinhos de claras, leve ao forno até ficarem douradinhas. Retire, decore com a casca de laranja e sirva decorado a gosto.

Prove e veja como é mesmo uma tentação.
(Também polvilhado com canela fica uma delicia).

Nota: Se preferir, pode substituir o creme de laranja por um leite creme aromatizado com casca de laranja. As natas por cima do bolo é opcional.

Fonte:omelhordacozinhadeliciasdaana.blogspot.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo