Sardinhas doces de Trancoso

Share Button

Para a massa

– 1 ½ Chávena de chá com azeite
– 250g de farinha de trigo
– 2 Ovos

– 1 ½ Colher de chá com canela
– 1 Pitada de sal fino

– Agua q.b. para amassar
– Raspa de meio limão

Para o recheio:

– 300g de açúcar
– 8 gemas batidas

– 200g de miolo de amêndoa pilado
– Agua q.b.

Para a cobertura:

– 5oog de açúcar
– 1 Tablete de chocolate de cobertura (400g)
– 1lt de Agua

Nota: Irá ainda ser necessário óleo para fritar e açúcar para polvilhar.

Preparação:

Para a massa:

Coloque a farinha num alguidar com a canela, aqueça o azeite e a agua (a ferver) e deite-o assim sobre a farinha, para a escaldar, e mexa imediatamente muito bem com uma colher de pau. Junte os ovos e comece a amassar.

Acrescente um ovo se a massa estiver muito espessa, caso contrário acrescente farinha, até obter uma massa fofa e moldável. Faça uma bola, embrulhe-a num pano e deixe descansar.

Para o recheio:

Triture as amêndoas; deite num tachinho o açúcar e a agua, leve ao lume para ferver 5 minutos, até obter o ponto pérola muito leve (o lume pode estar forte até levantar fervura, depois reduza-o); retire do lume e junte primeiro as amêndoas moídas. Só depois adicione em fio as gemas previamente batidas (se necessário passe-as por um passador).

Mexendo sempre com uma colher de pau; volte a levar ao lume; continue a mexer cuidado para não deixar agarrar ao fundo; deixe levantar fervura e engrossar durante 1 minuto; retire do lume e deite numa tigela para arrefecer.

Estenda a massa com o rolo sobre a mesa de modo que fique com 1 ou 2 milímetros de espessura. Com uma colher das de sopa, coloque um montinhos de recheio um pouco afastados do bordo da massa, dobre a massa para cobrir o recheio, aconchegue e corte com a carretilha dando-lhe o feitio de sardinha.

Não se esqueça de dar dois cortes na cauda para imitar bem, aperte com os dedos ambas as extremidades.

Ao mesmo tempo que estende as sardinhas, ponha bastante óleo a aquecer, não deixe secar muito a massa depois da sardinha feita, pois podem rebentar ao fritar. Depois de fritas, coloque-as sobre uma grade para arrefecerem.

Para a cobertura:

Deite num tachinho a tablete de chocolate em pedacinhos com o açúcar e a agua; leve ao lume. Quando derretido, e verificar que ele cola nas paredes do tacho está pronto. Não se esqueça de mexer sempre. Passe as sardinhas, uma a uma pelo chocolate. Polvilhe-as agora com o açúcar areado.

Fonte: receitasdagio.blogspot.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo