Torta de Avelã

Share Button

Torta de Avelã

Ingredientes:

250 gr de miolo de avelã
4 ovos
1 chávena mal medida de açúcar

1 chávena de leite
1 colher chá de aroma de baunilha
4 colheres de sopa cheias de farinha com fermento

Preparação:

Bata as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado e fofo. Junte o leite alternadamente com as quatro colheres de farinha numa velocidade mais reduzida. Enquanto bate deite a colher de chá de aroma de baunilha.

Junte o miolo de avelã e continue a bater. Por fim envolta com uma colher-de-pau as claras batidas em castelo.

Forre uma forma rectangular com papel vegetal e deite a massa. Leve a cozer a 180º por 15 a 20 minutos. Verifique com um palito se a massa cozeu. Não deixe ficar tempo a mais, evita-se que fique bem cozida e depois ao enrolar a probabilidade de quebrar-se é maior.

Desenforme sobre um pano polvilhado de açúcar. Cubra com o creme de chocolate e avelã (usei marca branca que faz o mesmo efeito da conhecida marca N., e a quase metade do preço). Enrole com cuidado e com as mãos em cada dobra vá dando a forma, alisando ao longo do cilindro. Uma vez que não coloquei gordura nesta torta (nem manteiga nem óleo), a tendência é fique menos elástica daí ter referido para não a deixar cozer demasiado.

Finalmente decore com um fio de creme de avelã em zigue-zague. Improvise um mini saco de pasteleiro com uma folha A4. Dobre a folha em cone, como se estivesse a fazer um cartuxo para castanhas assadas.

A ponta deve ficar fechada. Segure o cone com uma fita-cola. Corte ao meio já que não vai precisar de tanto espaço. No vértice, com uma tesoura corte a ponta por onde sairá o creme.

Veja também a receita  Torta de Iogurte

O tamanho do corte fará a espessura do fio de creme que irá decorar a torta. Deite uma colher de creme no cone de papel, feche por cima dobrando várias vezes. Agora é só pressionar um pouco e o creme sairá com a espessura que definiu. Faça desenhos geométricos ou escreva algo.

Fonte: cozinha-sem-tabus.blogspot.pt

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo