Bolo Folhado

Share Button

INGREDIENTES:

MASSA

½ chávena de manteiga
1 chávena de leite
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha

4 ovos
1 colher de (chá) fermento
300 g de massa folhada
Canela e pepitas de chocolate

RECHEIO E COBERTURA

0,5 l de leite
1 casca de limão
100 g de açúcar

4 gemas
50 g de farinha

PREPARAÇÃO:

Bata os ovos com o açúcar adicionando a manteiga logo que estejam bem ligados. Incorpore o leite e, em seguida, a farinha e o fermento.

Bata a massa até abrir bolhas. Deite a massa dentro de um forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno a cozer (180º C) durante 40 minutos. Desenforme o bolo e deixe arrefecer. Corte o bolo ao meio no sentido horizontal.

Estenda a massa folhada e corte-a em dois círculos com a mesma medida da forma do bolo. Unte um tabuleiro com manteiga e coza os círculos de massa, a meio do forno, entre 20 a 25 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Leve ao lume o leite com a casca de limão e, quando ferver, retire do lume. Numa tigela, misture o açúcar com as gemas até obter uma mistura clara. Junte-lhe a farinha e mexa bem. Adicione o leite coado e continue a mexer. Leve um tacho ao lume com esta mistura, mexendo até engrossar. Retire e deixe arrefecer.

Barre a massa folhada com o creme de pasteleiro e polvilhe com canela. Barre também as duas metades do bolo com creme e polvilhe com canela.

Coloque no meio do bolo um círculo de massa folhada e volte a ligar as duas metades. No topo do bolo coloque o outro círculo e cubra o bolo com o creme. Decore com pepitas de chocolate e canela. Leve ao frigorífico.

Fonte:cafecomsobremesas.blogspot.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo