Mil-folhas de doce de ovos e amêndoa com tecto de chocolate

Share Button

A massa folhada é sempre deliciosa e acompanhada com um doce de ovos fica ainda melhor. Aproveitei esta combinação e fiz este bolo mil-folhas, onde acrescentei a amêndoa e o chocolate para ficar ainda mais estaladiço.

Ingredientes para 12 generosas fatias (tempo total da receita – 1 hora e 15 minutos):

3 placas circulares de massa folhada;
14 gemas de ovos;
150g de amêndoa em palitos;

200g de chocolate com 70% de cacau;
175g de açúcar;
150ml de água;
Canela e açúcar em pó q.b.

Colocam-se as amêndoas espalhadas no tabuleiro do forno (a 180ºC) e deixa-se torrar um pouco. Retiram-se as amêndoas e reservam-se.

De seguida forra-se o tabuleiro com papel vegetal e leva-se a primeira placa de massa folhada ao forno, também a 180ºC. Quando a placa estiver pronta, retira-se do forno e coloca-se outra (devem ser feitas as 3 placas).

Enquanto as placas de massa estão a ser feitas, vai-se fazendo o doce de ovos. Para tal, começa-se por colocar o açúcar e a água ao lume até atingir ponto de fio (colocamos um pouco de calda entre o polegar e o indicador e ao afastarmos os dedos forma-se um pequeno fio).

Retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco. De seguida batem-se as gemas e adicionam-se à calda, mexendo muito bem. Leva-se tudo ao lume, em banho-maria, para engrossar um pouco, e está feito o doce de ovos. Entretanto, picam-se 2/3 das amêndoas e reservam-se as restantes. Adicionam-se as amêndoas picadas e a canela ao doce de ovos e envolve-se tudo muito bem.

Depois de estar tudo pronto devem ser feitas as camadas que constituem o bolo: massa folhada, doce de ovos, massa folhada, doce de ovos, massa folhada. Depois de colocadas todas as porções deve-se pressionar a camada de cima por forma a compactar um pouco o bolo. De seguida coloca-se o restante terço das amêndoas por cima da última placa de massa.

Quando o bolo estiver construído derrete-se o chocolate (eu utilizei o chocolate Lindt de 70% de cacau que tem um gosto bastante bom) no microondas, como podem verificar na publicação que fiz sobre o workshop de chocolate que frequentei. Quando o chocolate estiver derretido espalha-se sobre as amêndoas. Deixa-se secar o chocolate e, para finalizar, polvilha-se tudo com açúcar em pó.

Fonte:umgostopolvilhadocomsabor.blogspot.pt/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo